Q U E M S O M O S
Experiência em 20 anos de prática
O LABEURC foi o primeiro laboratório de pesquisa em Sociologia Urbana a ser criado no âmbito das Ciências Sociais em Sergipe e na UFS. Em março de 2021, ele completou 20 anos de atividade ininterrupta, tendo abrigado neste período diversas pesquisas acadêmicas e atividades práticas. No total, foram concluídas orientações e supervisões que totalizam cerca de 100 produtos científicos, excetuando os inúmeros artigos produzidos e publicados pelos diversos pesquisadores que já integraram a rede de pesquisa do Laboratório:
- 20 Trabalhos de Conclusão de Curso (Ciências Sociais e História)
- 30 Pesquisas de Iniciação Científica (PIBIC)
- 20 Dissertações de Mestrado (Sociologia, Antropologia, Patrimônio Cultural, Geografia
- 10 Teses de Doutorado
- 2 Estágios de Pós-doutoramento
- 3 livros (coletâneas) publicados no Brasil
- 2 livros (coletâneas) publicados no exterior (Portugal)
- 1 dossiê sobre Cidades (Revista Tomo do PPGS-UFS)
- 4 edições do Seminário Internacional da Rede Brasil-Portugal de estudos Urbanos
- 10 Relatórios técnicos de consultoria aplicada
O laboratório integrou por dez anos, de 2006 a 2016, a Rede Brasil-Portugal de Estudos Urbanos, convênio com a Universidade de Coimbra (CNPq-CPLP; CAPES-FCT), que integrou diversas universidades: USP, UNICAMP, PUC-SP, UFCE, UFAM, U. Porto, U. Minho, UNAM.
O LABEURC manteve convênios e ligações externas com a inciativa privada e importantes órgãos governamentais, através dos quais ou com os quais realiza pesquisa e consultorias:
IPHAN, UNESCO, FAPESE, Fundação Mario Leal Ferreira, ANDRADE & ARANTES Consultoria, ÁGORA Arquitetos associados, IPTI.
O Laboratório
Criado em 2001 e partícipe do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, o Laboratório de Estudos Urbanos e Culturais – LABEURC, da Universidade Federal de Sergipe, é um grupo de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional, voltado ao estudo da formação histórica do patrimônio cultural e seus processos contemporâneos de enobrecimento, bem como para as investigações sobre a construção do espaço público e os modos de atribuição de sentidos aos espaços históricos das cidades em contextos de consumos culturais.
Através de suas diferentes pesquisas, o Laboratório integra estudos sobre as sociabilidades urbanas, das formas de uso e apropriação dos espaços da cidade, em busca das conexões entre as manifestações culturais e identitárias com os processos de intervenção urbana, e suas implicações para a construção social dos lugares, as dinâmicas dos meio antrópico e para a demarcação social das territorialidades urbanas.
2002/2003
Prêmio CNPq/PIBIC 2003 de melhor pesquisa na área de Ciências Humanas na UFS, Sidney Matos Lima, com a pesquisa O Mercado Central de Aracaju,
Prêmio CNPq/PIBIC 2002 de melhor pesquisa na área de Ciências Humanas na UFS, a Sidney Matos Lima, com a pesquisa Espaço Público e Enobrecimento em Aracaju.
2006
Prêmio CNPq/PIBIC 2006 de melhor pesquisa na área de Ciências Humanas na UFS, a Marina Cavalcante Vieira, com a pesquisa Enobrecimento e Exclusão: o caso do Rio de Janeiro, CNPq/POSGRAP/UFS.
2007
Prêmio "Sociólogo do Futuro 2007", da Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS, a Elaine Ferreira Lima, com a pesquisa Enobrecimento Urbano e Centralidades, Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS.
2008
Prêmio FAPESE em Ciências Humanas (2o Lugar) a Fábio José Reis de Araújo pela monografia Permeabilidades e Fronteiras Sócio-espaciais no Centro Histórico de Salvador., FAPESE.